jun 13, 2023 | Coletivo Siroco

PRESS RELEASE

Coletivo Siroco apresenta exposição MALVA no Museu de Lanifícios da Covilhã

Sábado 17 de Junho inaugura no Museu de Lanifícios da Covilhã a exposição Malva, desenvolvida pelo Coletivo Siroco, e que revela o resultado de um trabalho de investigação sobre tingimentos naturais através da exploração dos seus vários potenciais. Ocupando a Galeria de Exposições da Real Fábrica Veiga, Malva estará patente até ao dia 8 de Julho, e é acompanhada por atividades paralelas que incluem oficinas, visitas guiadas e conversas com oradores da área têxtil. Adicionalmente, o dia 13 de Junho será marcado por uma oficina de tingimentos têxteis no âmbito do evento Vieira da Silva em Festa no Jardim das Amoreiras, assim como por uma apresentação do projeto e do seu blog oficial.


Malva é o culminar de um projeto de pesquisa e criação, desenvolvido pelo Siroco, coletivo artístico que atua na área da história sociocultural ligada ao têxtil. Iniciado em 2021, o projeto tem uma forte componente de experimentação, que se reflete no significado do seu nome, uma alusão direta à descoberta acidental do primeiro corante sintético: a mauveína.

Em resposta às problemáticas enfrentadas pela prática contemporânea de tinturaria natural, como a complexidade dos processos químicos, o difícil acesso ao conhecimento e a gestão por vezes contraditória de aspetos ambientais relacionados, o projeto sistematizou processos de tingimento a partir de três fontes de corantes naturais: os produzidos industrialmente, os contidos em plantas reconhecidas historicamente pelos seus poderes tintureiros, e os extraídos de resíduos da indústria agrícola.

A exposição Malva reflete os resultados desta sistematização através de uma série de painéis têxteis de fibras naturais que têm como base tapetes tecidos por José Couto, um dos últimos tecelões a trabalhar de forma artesanal na aldeia de Trinta, na Serra da Estrela. Cada painel revela formas alusivas ao universo da produção têxtil e às experiências do coletivo no terreno, elaboradas com tecidos tingidos ao longo do processo de investigação. Servindo também como mostruários de cor, os painéis representam uma variedade de técnicas de tingimento, corantes extraídos de diferentes plantas em várias regiões, assim como uma seleção de extratos naturais. Destaca-se também um Gabinete de Curiosidades que expõe peças concebidas por autores convidados e elaboradas através do uso de fibras e processos de tingimento naturais.

Por último, estão programadas uma série de atividades paralelas, incluindo um passeio acerca do passado têxtil de Meios, uma oficina de impressão botânica na aldeia de Trinta, e uma finissage com visita guiada à exposição. De destacar ainda uma conversa sobre os caminhos históricos e práticas atuais do têxtil e tinturaria na Casa de Cultura de Famalicão da Serra.

________________________________________________________________________________

Apresentação do Projeto Malva, lançamento do blog oficial e oficina com a presença das autoras:
Terça-Feira, 13 de Junho, 11h00 – 17h00
11h00 – 13h00: oficina de tinturaria natural animada pelo Coletivo Siroco
16h00 – 17h00: apresentação do Projeto Malva e lançamento do blog oficial
Entrada livre

Vieira da Silva em Festa 2023 – Mundo Bicho
Museu Arpad Szenes
Vieira da Silva . Casa-atelier . Jardim da praça das Amoreiras & outros espaços
Praça das Amoreiras, 56
1250-020 Lisboa – Portugal

____________________________________________________________

Inauguração da Exposição Malva com a presença das autoras:
Sábado, 17 de Junho 2023, 17h30
Exposição patente até 8 de Julho 2023
Horário do museu:
Terça-feira a sábado (incluindo feriados): 10h00 – 13h00 | 14h30 - 18h00
Entrada livre

Museu de Lanifícios - Real Fábrica Veiga
Calçada do Biribau, s/n (ao Parque da Goldra)
6201-001 Covilhã – Portugal

________________________________________________________________________________

Programação Paralela com a presença das autoras:
Quinta-Feira, 6 de Julho 2023 até Domingo, 9 de Julho 2023
Entrada livre

Nas aldeias de Meios, Trinta e Famalicão da Serra e na Covilhã, Serra da Estrela, Portugal

6 de Julho - Freguesia de Meios
16h00 – 18h00: Passeio acerca do passado têxtil de Meios, incluindo visita ao Museu de Tecelagem, rambôlas e lavadouro; identificação e recolha de plantas.
18h00 – 19h00: Lanche e conversa, com a antropóloga Daniela Guerreiro, na Escola Primária de Meios.

7 de Julho - Freguesia de Trinta
14h00 – 16h00: Ponto de encontro na Bomba de Gasolina de Trinta, seguindo para visita ao Engenho de Marrocos com oficina de impressão botânica.
16h00 – 17h00: Visita ao atelier de tecelagem de José Couto.
17h00 – 18h00: Convívio na Bomba de Gasolina de Trinta.

8 de Julho - Covilhã (Museu de Lanifícios – Real Fábrica Veiga)
10h00 – 13h00: Conversa e partilha à volta da tinturaria natural, apresentação do Projeto Malva e apresentação do texto: "Cor domesticada: o tingimento e a importância social do preto em Portugal (sécs. XVI-XIX)" de Luís Gonçalves Ferreira. Conversa orientada por Andréia Felix (Responsável do serviço educativo do Museu de Lanifícios).
15h00 – 18h00: Finissage e visita guiada da exposição Malva com a presença das autoras.

9 de Julho - Famalicão da Serra (Casa da Cultura)
17h00 – 19h00: Conversa “Têxtil e tinturaria, caminhos históricos e práticas atuais”
Orientada pela antropóloga Daniela Guerreiro, investigadora em Antropologia da Economia e do Trabalho no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa e com a participação dos oradores:
Paula Nabais: Investigadora no Departamento de Conservação e Restauro e no Laboratório Associado para a Química Verde, na Universidade NOVA de Lisboa.
Joana Sequeira: Investigadora de História Medieval Têxtil na Universidade do Minho.
Rui Tomás: Designer e Diretor Criativo da Burel Factory.

_______________________________________________________________________________

Coletivo Siroco
Malva é um projeto de investigação realizado pelo Siroco, coletivo artístico fundado em Lisboa em 2018 e composto por Anafaia Supico (artista têxtil), Begoña Claveria (ilustradora e designer gráfica) e Marisa Escaleira (designer têxtil e de figurinos). O coletivo tem participado em projetos de diferentes naturezas, abordando as áreas da estética e da história sociocultural ligada ao têxtil, experimentando e desenvolvendo soluções técnicas aplicadas a esta matéria.
www.coletivosiroco.com
Instagram

___________________________________________________________________________

Apoios: Dgartes / República Portuguesa, Câmara Municipal de Almada / Casa da Cerca, ARS
Parceiros: Associação RDA, ArtWorks, Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva, Museu dos Lanifícios – Real Fábrica Veiga, Adega Favaios, Herdade da Pacheca, Provisório, Burel Factory

___________________________________________________________________________